sábado, 16 de novembro de 2013

Sorteado p/ Copa

E-mail falso diz que torcedor teve ingresso sorteado para a Copa

Por Vinicius Brino | em 07/Nov/13 | Segurança
Falso e-mail diz que torcedor teve ingresso sorteado para a Copa do Mundo de 2014
A FIFA já realizou o sorteio de quem vai ter direito a compra de ingressos na Copa do Mundo de 2014, que vai ser realizada no Brasil. A entidade máxima do futebol ainda não enviou comunicados a essas pessoas, e alguns criminosos digitais estão se aproveitando e disparando falsos e-mails dizendo que a pessoa teve um ingresso sorteado para a Copa.

Falso e-mail diz que torcedor teve ingresso sorteado para a Copa do Mundo de 2014

Ingresso sorteado para Copa: verificação pode ser feita no site da FIFA

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, desde segunda-feira (04) internautas estão recebendo mensagens falsas. Nelas, existe um link malicioso que, quando clicado, instala um malware no computador do usuário. O tipo de malware e o dano específico que ele causa ainda não foram informados. Confira o texto do e-mail:

Parabéns,
seu endereço de e-mail!

Você foi o ganhador de um par de ingressos para Copa do Mundo FIFA Brasil 2014!

Imprima seu e-Ticket e dirija-se até o Centro de Ingressos de sua cidade para recebe-lo.

Imprimir Ticket

Confira os endereços dos Centros de Ingressos aqui.

A mensagem acima está sendo enviada pelo remetente “sorteado@fifa2014.com.br”, com o assunto “Você ganhou um par de ingressos FIFA 2014”. Como pode ser notado, há um erro de ortografia na quarta linha, já que a palavra “recebe-lo” está sem o acento circunflexo na letra “e”.

Além desse indício de que a mensagem não é verdadeira, a FIFA informou que os seus e-mails não contêm links externos. Ela ressalta que independente da pessoa já ter sido avisada, ela pode conferir se foi sorteada entrando na sua conta no site da entidade.

Outra diferença para o falso e-mail é que, como método de identificação e verificação, a FIFA insere no corpo do texto o código do cadastro do internauta. Esses caracteres são gerados quando a solicitação de um ingresso é concluída, e só o usuário e a federação que rege o futebol no mundo têm acesso.

A FIFA também informou que vai notificar todas as pessoas sorteadas até o próximo domingo (10), por meio de e-mail e/ou mensagem de texto (SMS).

Mais informações sobre ingressos para a Copa do Mundo de 2014 podem ser encontradas no endereço pt.fifa.com/ingressos.

Baboo

Nenhum comentário: