domingo, 30 de junho de 2013

Virus Descoberto

Pesquisadores detectam vírus que apaga dados de HDs

Por Flávio Croffi | em 30/Jun/13 |Segurança

Pesquisadores detectam vírus que apaga dados de HDs
Um grupo de pesquisadores sul-coreanos da empresa especializada em segurança digital Symantec, encontrou o vírus responsável por derrubar o sistema de seis bancos e de transmissoras de sinal do país no último mês de março. Chamado Trojan.Korhigh, trata-se de um vírus que apaga dados de discos rígidos e que destrói áreas nativas do sistema de computadores, deixando ele inutilizável.

Trojan.Korhigh, o vírus que apaga dados de discos rígidos

Além disso, o Trojan.Korhigh já foi modificado desde então e atualmente também é capaz de trocar senhas e de atacar arquivos específicos de um computador ou sistema, por exemplo. O grupo hacker responsável pelo malware já foi descoberto pela Symantec, trata-se do Dark Seoul, no entanto os autores dos ataques e criadores do vírus ainda não foram identificados.

De quebra, uma empresa de segurança digital israelense chamada Seculert alertou sobre outro vírus que pode estar destinado a ataques em terras sul-coreanas, o PinkStats. Desenvolvido por grupos hackers que se comunicam em chinês para realizar ataques ao redor do mundo, ele já contaminou mais de mil computadores de acordo com o relatório da Seculert.

Além da Coreia do Sul, a vizinha Coreia do Norte já foi alvo de ameaças de ataques cibernéticos. Semana passada o Anonymous prometeu invadir a intranet e liberar documentos secretos do exército norte-coreano na rede mundial de computadores. O grupo já fez ataques a Coreia do Norte, mas de forma mais modesta, invadindo apenas as contas oficiais do país no Twitter e no Flickr.

Baboo

Nenhum comentário: