sábado, 4 de maio de 2013

Que Criatividade...


Vírus altera boletos e desvia pagamentos para terceiros Vírus altera o número do banco e da conta-corrente de destino do pagamento


Um novo vírus que circula na internet há pelo menos três semanas pode dar uma grande dor de cabeça para os correntistas. A praga virtual, que faz parte de uma família de vírus chamada Banker, danifica os códigos de barras dos boletos bancários e altera os números do banco e da conta-corrente que vai receber o pagamento. Assim, na hora de pagar, a vítima do golpe é obrigada a digitar números que vão enviar o dinheiro para outro destino.
A notícia foi divulgada nesta semana pelo site Linha Defensiva, que conta com uma equipe de colaboradores voluntários, empenhados em desvendar ameaças à segurança da informação.
— O computador da pessoa é infectado, não o sistema do banco. Geralmente, os vírus brasileiros entram por sites infectados ou e-mails falsos, que criminosos enviam para fazer a pessoa clicar num link — explica o jornalista e fundador do Linha Defensiva, Altieres Rohr.
O vírus adultera boletos de qualquer banco e faz vítimas entre os que usam internet banking para pagamento de contas ou aqueles que imprimem as faturas para quitá-las em caixas eletrônicos ou nas agências, já que o boleto impresso é o falsificado.
A fraude pode passar despercebida, porque o vírus não modifica a data de vencimento nem o valor do boleto. Mas há como identificar se o computador está infectado, segundo o programador da Clavis Segurança da Informação Fernando Fonseca:
— O vírus costuma desativar as configurações do internet banking, que deixa de funcionar.


Como funciona
Extra/Globo/Linha Defensiva

Nenhum comentário: