sábado, 20 de abril de 2013

Dica de Segurança

Excelente dica. Thor

Posted by  on set 14, 2012 in BlogSegurança 


Antivírus x Suítes de Segurança

"Antivírus x Suítes de Segurança

Oi gente, estamos de volta para falar um pouco sobre a proteção sua e do seu computador, um dos aliados nessa guerra de proteção é o antivírus, todos usam um antivírus, ou pelo menos é o que se espera, por mais simples que seja. Todos que usam um computador sabem o que é, e se não sabem, logo, logo descobrem, geralmente da pior maneira possível. Ai vem o ritual quase que obrigatório, pra quem não sabe, paga alguém pra formatar a maquina e deixar tudo limpinho de novo, agora sim protegido. Será? Mas porque na maioria das vezes alguns computadores tornam a ficar infectados novamente? Mais adiante dou meu parecer.

A verdade é que, na era digital em que vivemos, só o antivírus não é o suficiente, ter um é primordial, mas não basta. Nem tudo que infesta nossavida digital pode ser denominado como vírus, para os desinformados pode até ser, mas acredite o vírus mesmo é somente um dos nossos problemas. Spywares, ataques remotos, download de aplicações, navegações indevidas, filtragem de email, área segura para home banking, sites falsos, phishing, são somente algumas das pragas digitais que nos assolam.
É pra essa penca de pragas digitais que existem as chamadas Suítes de Segurança na internet, é onde começam as diferenças, que são enormes, a primeira de cara é o valor, a maioria dos antivírus existentes no mercado tem versões gratuitas que fazem muito bem o seu papel que é proteger contra vírus e só, já para as Suítes, a grande maioria é paga, com diferentes preços e geralmente com licenças que variam pela quantidade de computadores e pelo período, 1, 2 ou mais anos.
Como outro diferencial, em um Suíte de Segurança é a facilidade de englobar vários recursos em uma única ferramenta que vão proteger o computador e indiretamente o usuário isso aliada a algumas ferramentas de cloud security ou segurança nas nuvens podem dar uma segurança a mais. São inclusos nas Suítes recursos como Firewall, monitoramento de caixas de emails, controle de entrada e saída da rede, programas instalados, controle de pais, proteção para operações de home banking, Realização varredura em arquivos compactados, Elimina vírus antes de carregar o Windows, eliminam lixo do computador, bloqueio de ips, tentativas de invasão, backups online, autenticação de sites, um excelente antivírus claro, e dependendo da Suíte outros n recursos, a lista é extensa.
Bem, ser gratuito, não quer dizer que seja porcaria, como também ser pago não que dizer que seja o suprassumo em excelência, existem no mercado várias e várias opções, eu mesmo já testei algumas, gostei de umas, odiei outras, outras ou se usa a máquina ou a suíte de segurança pela grande quantidade de recursos exigidos, não me atentei nesse artigo a nenhuma marca em específico justamente por existir várias, não tem como testar tudo, e correríamos o risco de deixar alguma coisa boa de fora, se me perguntar se indico alguma, diria que a que uso hoje nos meus equipamentos e atende as minhas necessidades e muito bem, seria oAVAST, um ótimo pacote, bem completo e com uma licença bem em conta.
O site do superdownloads disponibiliza uma tabela comparativa com os recursos das ferramentas de proteção comuns de mercado, mostrando o que cada uma oferece ou não oferece e no final mostra uma nota baseada nos recursos oferecidos, apresenta também o link pra downloads, pode se tirar uma conclusão do que usar, se não tiver, ou mudar o que se usa se não estiver atendendo, segue o link para consulta.
O certo é que ao usar uma Suíte de Segurança da Internet, não é preciso ser expert, se gasta um tempo pra configurar, aprender alguns recursos, a maioria já pré-configurado de fábrica e o restante é automático, no mais é manter as atualizações em dia, que diga de passagem na maioria é diária e você não tem que fazer nada, uma hora você até esquece que tem, mas é bom de vez em quando verificar como está o seu computador.
Como dica que deixo é, pacotes de antivírus existem as pencas e para diversos gostos, vale o teste de cada um para ver o que melhor se adapta a sua necessidade, mas o usuário também faz parte da proteção, não adiante ter uma boa ferramenta e viver fazendo porcaria no computador, antivírus ou suítes não resolvem tudo, pra essas imprudência exageradas não existe nenhum que ofereça proteção."

Rubens Lima

facebooktwitter
Sou Rubens Lima, Pós-Graduando em Gestão de Segurança da Informação e Graduado em Análise e Desenvolvimento, atualmente sou Analista de Requisitos da Indra Politec. Com aproximadamente 10 anos de experiência na Área de TI, comecei a me interessar por Segurança da Informação na graduação e venho me aprofundando desde então. Amante da boa música, ficção, leitura e arte. Músico amador.

Nenhum comentário: