segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Babylon

Como o Babylon Toolbar entra no seu PC (e por que é difícil removê-lo)

Linha Defensiva analisou software que é instalado silenciosamente com outros programas.

A Babylon Toolbar é o tipo de software que muita gente tem no PC mas não sabe de onde veio. Essa toolbar é instalada durante a instalação de programas parceiros da Babylon Search, que normalmente avisam sobre as modificações que serão feitas nos navegadores, mas colocam esse aviso em letras pequenas, com o texto quase apagado, e sem explicar claramente que um software adicional será instalado, modificando a página inicial, a página da “nova aba” e o motor de busca dos navegadores para a Babylon Search.

Isso porque o Babylon é incluído na ”Instalação Padrão”, que já vem marcada por padrão. Os usuários têm a opção de recusar a instalação da toolbar e da Babylon Search, mas para isso é necessário usar a “Instalação Personalizada” e desmarcar todos os itens desejados.

Desinstalador ineficaz

A Babylon oferece três desinstaladores, tanto para a barra de ferramentas quanto para a Babylon Search, que podem ser acessados através do Painel de Controle.

Esses desinstaladores são totalmente ineficazes e disfuncionais. Nos testes da Linha Defensiva, eles não restauraram a página inicial do navegador para o padrão e também não restauram o motor de busca.

A página inicial pode ser reconfigur+ada manualmente, mas não o motor de busca e nem a página que será exibida ao abrir uma nova aba (que vai continuar exibindo a Babylon Search). Qualquer modificação manual feita no motor de busca só é válida para a sessão.

Ao reiniciar qualquer navegador1, o motor de busca voltará configurado para a Babylon Search novamente. Desta forma, a Babylon Search patrocina os seus sites parceiros, ao colocá-los em destaque e nas primeiras posições nos resultados de pesquisa. Numa tentativa de dificultar um processo já disfuncional, um dos desinstaladores, chamado Browser Manager, apresenta um Captcha (imagem com código) antes de iniciar o processo de desinstalação.

No navegador

A Babylon Toolbar pode passar despercebida, pois ela não contém nenhum ícone, nenhum texto, nenhum atalho. No Internet Explorer, aparece apenas como um vão em branco entre as barras de ferramentas.

Detalhe da Babylon Toolbar no Internet Explorer: barra de ferramentas aparenta não mudar nada no navegador. (Foto: Reprodução)




Essa toolbar não executa nenhuma função, não realiza nenhuma modificação no sistema ou nos navegadores, a não ser visualmente, e pode ser facilmente removida. Porém, a sua remoção não restaura as modificações realizadas pela Babylon Search.

Devido a esse comportamento agressivo e intrusivo de instalação e marketing, em 2010 a Microsoft classificou o software da Babylon como malware. Como a Babylon modificou o software, duas semanas depois a Microsoft anunciou que não a considerava mais como malware.

Apesar da Babylon ter voltado a usar o mesmo comportamento que antes a fez cair na classificação de software malicioso, poucos antivírus a consideram assim.
LD

Nenhum comentário: