domingo, 1 de julho de 2012

Certisign na Nuvem

Certisign lança serviço para assinatura digital de documentos na nuvem

Portal faz a coleta das assinaturas eletrônicas das partes envolvidas e faz autenticações dos contratos para acelerar os acordos de negócios como os de compra e vendas.

Com o objetivo de expandir o uso da certificação digital no mercado brasileiro, a companhia nacional Certisign acaba de lançar uma plataforma de serviço na nuvem que coleta assinaturas eletrônicas e faz autenticação de documentos que precisam de validade jurídica, sem que as partes envolvidas precisem se locomover fisicamente ou se dirigir até um cartório. É o "Portal de Assinaturas Eletrônicas", baseado no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que já conquistou seu primeiro cliente, os organizadores do Rock in Rio.

A Certisign investiu 2 milhões de reais para colocar o novo serviço no ar, que começa a ser oferecido gratuitamente por um período de dois meses para que os usuários dos certificados digitais possam degustá-lo na fase experimental. Depois da promoção, a tarifa será de 10,80 reais por documento eletrônico assinado, independentemente da quantidade de assinaturas, páginas ou de originais que serão distribuídos.

“Esse será o principal negócio da companhia em 2013”, anuncia Maria Teresa Aarão, gerente de desenvolvimento de novos produtos da Certisign. A empresa pretende usar a plataforma para prestar serviços a públicos variados. A ideia do portal é fazer com que pessoas jurídicas e físicas utilizem mais a certificação digital no Brasil.

Hoje, esse mecanismo de segurança já é uma exigência do governo para muitas empresas emitirem a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), enviar obrigações acessórias com o Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) contábil e fiscal, entre outras prestações de contas ao Fisco. Já os cidadãos estão usando a tecnologia para entrega da declaração do imposto de renda e buscar informações no site da Receita Federal. A adoção pelas pessoas físicias ainda é timída por causa do custo da certificação, ainda considerado alto, e também porque seu uso é facultativo.

“Queremos popularizar a certificação digital no Brasil. O portal vem com essa missão e também para acelerar os contratos de negócios”, conta Maria Teresa. Ela aponta pesquisas de mercado que revelam que de 80% a 90% dos contratos de compra e venda no Brasil levam até 90 dias para serem formalizados por causa do vaivém da papelada e dificuldade para colher a assinatura das partes envolvidas. Às vezes o processo para porque uma das pessoas está em viagem.

Dispensa dos cartórios

A executiva observa que hoje os negócios estão exigindo mais rapidez nas operações e também menos burocracia. A vantagem do novo serviço, segundo ela, é que as pessoas vão poder assinar digitalmente os documentos das transações em qualquer lugar, mesmo fora do Brasil, já que as minutas estarão na nuvem. Outro ganho, de acordo Maria Teresa é a desmaterialização do papel e redução da emissão de dióxido de carbono (CO2).

Pelo novo serviço, será possível assinar eletronicamente contratos de prestação de serviço; compra e venda de mercadorias e imóveis; procurações; e toda a papelada exigida atualmente pelos governos para abertura de uma empresa no País. “Em pouco tempo, as pessoas não vão mais precisar mais levar esses documentos para reconhecer firma e autenticar em cartórios”, profetiza Maria Teresa.

Como a certificação digital tem validade jurídica e dá garantias de que a identidade de quem assinou é verdadeira, a executiva da Certisign acredita que, num futuro não muito distante, as pessoas terão de ir ao cartório somente quando precisarem formalizar documentos que exigem apresentação física, como é o caso dos testamentos.

O novo portal da Certisign conquistou como primeiro cliente os organizadores do Rock in Rio, que passam a assinar eletronicamente os contratos dos envolvidos no evento pela plataforma na nuvem. Outros potenciais usuários do serviço são bancos, seguradoras, construtoras, corretores, advogados, contadores, condomínios de shopping center e instituições de ensino etc.
CW

Suporte

Nenhum comentário: