sexta-feira, 6 de abril de 2012

Boa Segurança

Norton Internet Security 2012: Segurança sólida e eficaz para seu PC


Sólido e eficaz, o Norton Internet Security 2012 da Symantec (R$ 99 por um ano de proteção) ficou no segundo lugar geral em nosso comparativo de pacotes de segurança, com destaque para sua interface elegante e amigável e ótimo desempenho na detecção e remoção de ameaças.

O pacote da Symantec bloqueou todos os ataques em nossos testes no mundo real, projetados para indicar o quão eficaz é um software na proteção contra novas ameaças. Ele também detectou 99.94% de todas as amostras conhecidas de malware, o quarto melhor resultado entre os 14 produtos de nosso teste. O melhor colocado, o G Data InternetSecurity 2012, chegou à marca de 99.99%.
Além disso o Norton detectou e desativou todos os componentes ativos de malware em nossos testes de limpeza, e em metade dos casos conseguiu remover todos os traços de uma ameaça, o que está na média do mercado. O pacote marcou nove arquivos (entre uma amostra de 250 mil) reconhecidamente seguros como sendo potencialmente perigosos, o que percentualmente é uma taxa baixa de falsos positivos, mas está acima da média entre os pacotes testados.

norton2012_fileinsight-360px.jpg
Detecção de ameaças é eficaz, mas índice de falsos positivos é um pouco alto

A Symantec vem há algum tempo afirmando que seu produto não deixa o PC lento, e isso é verdade na versão 2012 do Internet Security. O software adicionou apenas 3.7 segundos ao tempo de boot de um PC em comparação a uma instalação “limpa” do Windows, e 3.5 segundos ao tempo necessário para desligar a máquina. Em ambos os casos é um resultado melhor que a média dos programas testados. Vimos resultados similares em outros testes de desempenho, o que é bom.
Os testes de varredura foram completados rapidamente. Uma varredura sob-demanda (que acontece quando o usuário clica no botão Scan) de um conjunto de 4.5 GB de arquivos levou 1 minuto e 8 segundos, o segundo melhor resultado entre os programas testados. A varredura no acesso (que acontece automaticamente sempre que um arquivo é aberto ou modificado) dos mesmos 4.5 GB de arquivos levou 2 minutos e 34 segundos, novamente o segundo melhor resultado no geral.
Também gostamos da interface do Norton: ela é limpa, bem-projetada e o programa é instalado com apenas um clique. Embora não seja a interface mais simples que já vimos, o painel principal vai direto ao ponto, com um indicador claro do estado de proteção e links para funções de uso comum. Dito isto, embora o painel de configuração permita que os usuários avançados modifiquem vários recursos, a quantidade de opções pode ser um pouco excessiva para os iniciantes. Ainda assim, o Norton é “amigável o suficiente” para a maioria dos usuários.

norton2012_painel-360px.jpg
Interface do Norton Internet Security 2012 é limpa e fácil de usar

 pcworld

Nenhum comentário: