sexta-feira, 16 de março de 2012

Google x Firefox

Firefox reage ao avanço do Google Chrome
São Paulo – Depois de um 2011 marcado por muitos lançamentos, a Mozilla divulgou as novidades que serão incorporadas ao browser Firefox ainda este ano. 2012 promete dar trabalho para a organização, que terá que arregaçar as mangas para conter os avanços de seu maior concorrente, o Google Chrome.

Segundo números da consultoria NetMarket Share, o Firefox ocupa a segunda colocação entre os navegadores mais utilizados, com aproximadamente 21% de participação. O Chrome, porém, cresce desde o ano passado - saltou de 12% para quase de 19% em menos de um ano – e se mantém estável logo atrás da raposa.


Mas tudo indica que a organização já tem planos traçados. Um deles é a preparação de uma versão do browser para a interface para tablets do Windows 8, chamada Metro. Além disso, segundo relatório, a Mozilla vai basear o desenvolvimento das atualizações do browser em quatro áreas principais: a privacidade, experiência de navegação, inclusão de especificações inovadoras e avanços no que diz respeito a HTML, CSS e JavaScript.

Confira abaixo algumas mudanças que a organização promete incorporar ao browser:

Migração de informação do Chrome para o Firefox

Uma das mudanças prometidas e que, segundo o relatório, já estão em fase de desenvolvimento, é a possibilidade de um usuário transferir todos os dados de um browser para outro. Ou melhor, do Chrome para o Firefox.

Apostas no uso do HTML5

Durante a Mobile World Congress 2012, empresas como Facebook, Microsoft e Intel se uniram para impulsionar a popularização do HTML5. A Mozilla também pretende ampliar suporte para a nova tecnologia, como visualização em tela cheia, às atualizações do browser em 2012.

Sincronização de add-ons

O Firefox Sync já era uma especificação conhecida em versões anteriores do browser e permite que os favoritos, histórico de navegação e senhas. A partir da última atualização, no Firefox 11, agora é possível também sincronizar as extensões, ou add-ons, entre navegadores instalados em computadores e aparelhos diferentes.

Tradução de conteúdo

A possibilidade não é exatamente uma novidade, uma vez que o Google Chrome já oferece a tradução das páginas para o idioma nativo do usuário. Pelo visto, o Firefox também não quis ficar de fora e resolveu incorporar a ferramenta.

Visualização de PDF

As próximas atualizações do browser também vão permitir aos usuários que visualizem documentos em formato PDF sem que seja necessário o seu download ou plug-in.

INFO
 

Nenhum comentário: