domingo, 15 de janeiro de 2012

Melhores de 2012

M e l h o r e s A n t i v i r u s d e 2 0 1 2

Na minha primeira avaliação do ano com relação aos melhores antivirus para 2012, cheguei a conclusão mediante testes pessoais e pesquisas, classficando elas neste blog. Separei 20 antivirus para avaliação entre pagos e gratuitos, sabendo que esse resultado pode variar nos meses seguintes, com a melhora ou piora dos produtos. Quando eu for fazer os testes com as suítes de segurança, saberemos como as colocações variaram, já que as suítes incorporam os mesmos antivírus testados abaixo.

Tentei levar em conta em primeiro lugar o quesito segurança, depois scaneamentos rápidos e por último permance na máquina.

R A N K I N G
===========

1º Kaspersky Antivirus 2012 – O grande campeão. Utiliza muita memória do computador, cerca de 70 MG, é lento demais na primeira atualização, mas é compensado com a velocidade na varredura e por ter a melhor e mais completa segurança mundial, é claro na minha opinião. Superou o Norton que eu tinha testado ano passado, que tinha sido o campeão. PAGO.

2º Norton Antivirus 2012 - Ótimo visual, robusto, seguro, um dos mais completos. Um potente sonar HIPS, scaneia e-mails, antispyware, protege navegador (IE, Firefox e agora Chrome)e downloads inteligente, mas no quesito, segurança o Kaspesky o superou. PAGO

3º NOD 32 v5.0.95.0 – Continua o mais rápido de todos, extremamente leve, está bem estável. Tem um sistema pro ativa ainda mais poderoso nesta versão, seu sistema de detecção está incrível por ter melhorado demais. Muito cuidado ao instá-lo, deve ser retirado do PC qualquer programa externo e programas de segurança, sob risco de travar seu PC. PAGO.


4º Comodo Antivirus 2012 - Com os recursos do sandobox, detecção cloud/ nuvens e defense +, o torna praticamente impenetrável, somente com a ação do usuário se pega virus. Lembro que a pouco tempo atrás este antivírus era o pior de todos, como evoluiu o Comodo, e é GRATIS.

5º AVG Antivírus 2012 – O imprevisivel e muito baixado AVG ficou em quinto lugar (nunca poderia imaginar isso) nos meus testes, o que me deixa surpreso e desconfiado. Não possui um módulo de detecção de comportamento, mas em termos de detcção de malware ele foi impacável e fecha o grupo dos cinco melhores que iniciaram 2012 fortes no quesito segurança. Prefiro a versão GRATIS.

6º BitDefender Antivirus Plus 2012 – Continua firme na arte de pegar vírus, robusto, estável, não me surpreendeu já esperava seu bom desempenho.. Fornece segurança em silêncio contra vírus, spyware e tentativas de roubo de identidade. Também mantém suas contas do Twitter e Facebook a salvo de quaisquer links para conteúdos maliciosos ou ameaças de privacidade. PAGO

7º GDATA Antivirus 2012 – Se vc tem uma internet discada é quer baixar ele, provavelmente em uma semana você consegue, muito pesado, agora depois de instalado seu desempenho melhora muito e tem boa ferramenta de detecção quando o assunto é segurança, lembrando que ele usa os motores do bitdefender e avg, com muita eficiencia, alem de ótimo visual. PAGO.

8º Avast Pro Antivírus 6 - Tem muitos recursos, belo visual, muito baixado (quase 192 milhões de downloads no mundo até esta data) e nesta versão foi aperfeiçoada o mecanismo de compras e transações online, que não tem na versão Free, por esta razão, não recomendaria a versão free, apesar de ser boa e o impacto no sistema não ser tão diferente. Ótimo antivírus em detecção de pragas. PAGO

9º F-Secure Antivírus 2012 – Ferramenta tradicional pouco conhecida no Brasil, mas tem bons mecanismos de proteção, está na média dos outros antivírus e sem novidades. Este software mantém os vírus, worms, spyware e sites da Internet prejudiciais longe de seu computador de forma eficiente e intuitiva.PAGO

10º Ikarus virus. utilies – Excelente mecanismo de detecção de vírus deste croata que fecha os dez primeiros, talvez o melhor, contudo seus recursos ainda não são tão atrativos para usuários domésticos brasileiros, e é muito melhor, usá-lo embutido na suíte Emsisoft Anti malware, na qual ele funciona de maneira perfeita. Utilizado para grandes corporações, até na Microsoft foi usado ou ainda se usa. PAGO

11º Bullgard Antivírus 10 – Outra grata surpresa nos testes, desconhecido no Brasil e até por mim, fui conhece-lo a pouco tempo em um teste de um amigo, ele usa o motor do bit defender, por isso suas taxas de captura de malware são altas, mas não acho que deveria ser pago e sim grátis. PAGO

12º TrustPort Antivirus 2012 – Caiu mas ainda é bom. O TrustPort Antivirus oferece proteção antivírus e antispyware para seu computador. Proteção em tempo real contra vírus, worms, trojans e outros malwares. A análise heurística do TrustPort permite detectar futuras ameaças e possui duplo mecanismo de busca por arquivos maliciosos. Outros recursos incluem o escaneamento preventivo do computador, a proteção permanente de seus dados e a interface de simples utilização.PAGO

13º Panda Antivirus Pro 2012 – Não mudou muito, continua muito bom programa, gasta um pouco de memória RAM, scaneamento bom, é barato, tem um belo lay-out e deixa vc seguro por um ano, vale a pena conferir. PAGO.

14º Trend Micro - Titanium antivírus + Tem um foco maior em servir empresas grandes, porém suas versões domésticas também são boas, usa tecnologia em nuvem para bloquear automaticamente vírus e spywares antes que eles atinjam seu computador. É uma maneira completamente nova de proteger o seu PC. PAGO

15º MSE - Microsoft Security Essentials 2.1- Não esqueci dele não. Ainda aguardando nova versão aperfeiçoada, mas esta ainda é boa. Apesar de arrebentar nos testes, deixou passar pragas perigosas como os rootikts e com certa facilidade, deve ser usado com prudência, e checar sempre com outros antispywares off-line por semana, para saber se o PC está limpo, um pouco instável. Com Windows original GRATIS.

16º Avira Antivirus Premium 2012 – Nos testes realizados, a versão free deixou brechas muito grandes, por isso recomendo usar a versão paga deste produto. Se você troca emails ou navega na internet com frequência, precisa de uma defesa sólida contra phishing e malware, esse é o programa. PAGO


17 McAffe Antivírus Plus 2012 – Sua colocação é reflexo nos testes realizados, antivírus conhecido, mas que caiu muito de produção, em detecção e performance, a segurança nem tanto, mas podia ser melhor pelo grande nome que tem, e há rumores que ele vai decolar. PAGO.

18º VIPRE 2012 5.0.5074- Extremamente leve, não afeta em absolutamente nada o desempenho do sistema. Segundo seu fabricante, esta suite de segurança utiliza tecnologia moderna e alta performance que não diminuem a velocidade do computador, com baixo consumo de recursos da máquina e que protege o usuário das ameaças da rede. Nos testes realizados não foi bem em todos os quesitos. PAGO.

19º Um Threat Antivírus Free 2012- Antivírus fabricado na Bulgária. Superou muita gente em cima, mas preciso ver se é somente fogo de palha. Usa o motor do Vipre e conta com proteção anti-spyware, anti-rootkit e de e-mail, alem de baixo consumo do sistema, ou seja, pega quase tudo, boa opção GRATIS.

20º Webroot Antivírus - é um programa utilizado para eliminar e controlar programas espiões que se instalam nos computadores. Não entrar em conflito com outros programas de segurança. Foi instável em tudo como também regular, precisa melhorar muita coisa do programa. Deveria ser gratuito. PAGO.

Kaspersky Anti-Virus 2012

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns por suas pesquisas e Teste!
Pra Mim o AVG 2012 Free Edition é de longe o Melhor dos Gratuitos.

THOR disse...

Olá Anôonimo,
Obrigado pela participação.
Realmente fiquei muito surpreso com o AVG e que foi confirmado em um teste realizado por um amigo meu.
vlw

allan disse...

Pra mim todas as versões do AVG é bom. Pegou todos os malwares de teste que nenhum AV conseguiu pegar todos...

THOR disse...

Olá Allan,
Essa versão do AVG está muito boa, pegando muitos virus mesmo sem ter um detector de comportamento.
Já tive problemas com o AVG no passado mas sabia que ele melhoraria.

Gustavo Henrique disse...

Thor, me tira uma dúvida, meu pc não está desligando normalmente.Eu clico no menu iniciar e clico em desligar(já olhei e o botão desligar está configurado para desligar)e não responde, isso também para reiniciar, etc.Também, depois de um bom tempo de uso do pc, o mecanismo agendador de tarefa para de funcionar, isso pode ser vírus?Porque fiz escaneamento e não encontrou nada.O meu é Windows 7 ultimate.Agradeço desde já!

THOR disse...

Olá Gustavo,
As vezes não é virus, pode ser uma desordem nos arquivos do windows, eu já tive um problema desse antigo por anos e resolvi formatando o pc e procurava virus e não achava.

Mas antes de tentar isso, que é muito trabalhoso, veja essas dicas:
Use sempre windows original (o seu deve ser), elimina 80% de risco, use um bom antivirus, caso não tenha o Comodo tem uma ótima suite de segurança, tenha prudencia ao usar sites na net.

Confirme com outros programas se tua maquina está limpa mesmo,Malwarebytes Free
http://www.baixaki.com.br/download/malwarebytes-anti-malware.htm
Superantispyware clique em “download Free”
http://www.superantispyware.com/
Kaspersky TDSSKiller v2.5.9.0
http://thorpower.blogspot.com/2011/07/tdsskiller-v2590.html
Hitman Pro (Programa Pago com tecnologia das nuvens)
http://www.baixaki.com.br/download/hitman-pro.htm
Ccleaner faz uma faxina no seu pc
http://www.baixaki.com.br/download/ccleaner.htm

Grato pela participação no blog e boa sorte!

nunoherdeiro disse...

Olá thor, eu lhe queria perguntar uma coisa: A nova versão do AVG (2013) e´lenta e/ou pesada?

THOR disse...

Olá Nuno,
A nova versão 2013 ainda não tive tempo de testar, talvez em breve.
Acredito que seja um pouco mais leve que a anterior.

Vamos aguardar novos testes.

Obrigado pela participação.