segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

“Frankenmalware”

Vírus e worms podem criar malware híbrido

Vírus para computador podem estar infectando worms e criando uma nova espécie de malware híbrido, informou a empresa de segurança BitDefender.

Apelidado de “Frankenmalware”, os híbridos estariam sendo criados quando um vírus infecta uma máquina que já estava comprometida devido a um worm.

O vírus então se anexa aos arquivos executáveis no sistema hospedeiro (incluindo o worm) e quando o worm se espalha ele acaba carregando o vírus junto.

Segundo a BitDefender, foram analisadas uma amostra com mais de 10 milhões de pedaços do “Frankenmalware” e se descobriu 40 mil amostras diferentes deste novo tipo de praga.

No entanto, empresas de segurança ainda estão incertas sobre o potencial da nova praga. Elas alegam que a descoberta das amostras não confirma se o malware resultante pode ser considerado uma nova espécie ou simplesmente o código malicioso trabalhando de uma nova forma.

Mas, de acordo com a BitDefender, a assinatura de múltiplos códigos em um mesmo híbrido pode facilitar o software antivírus a detectar esse malware mutante e removê-lo do sistema.

info

Nenhum comentário: