domingo, 16 de outubro de 2011

TCU e a TI

Ministério do Planejamento falha na segurança de TI, diz TCU
Auditoria do órgão constatou problemas no plano de tecnologia da informação e vulnerabilidades nos controles de governança.

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria para avaliar controles gerais de governança de tecnologia da informação (TI) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e identificou pontos vulneráveis que colocam em risco aplicações do governo.

Os principais problemas detectados foram falhas no plano diretor de TI e na política de segurança de informação e comunicações, além da inexistência de plano estratégico institucional.

Para sanar as vulnerabilidades identificadas, o TCU fez uma série de recomendações e determinou também que o Ministério do Planejamento ajuste a política de segurança da informação e comunicações; implemente um processo de gestão de riscos de segurança da informação; e estabeleça critérios de classificação de informações, a fim de que possam ter tratamento diferenciado, conforme seu grau de importância, criticidade e sensibilidade.

Em seu relatório, o ministro Aroldo Cedraz observou que “o tema de segurança da informação é essencial para o adequado funcionamento das organizações públicas e para a defesa da intimidade dos cidadãos que com elas interagem”.


Agência TCU

Nenhum comentário: