sábado, 29 de outubro de 2011

Pesquisa Norton

Pesquisa diz que 80% dos brasileiros foram vítimas
Na rede, todo cuidado é pouco. Pesquisa recente realizada pela fabricante de antivírus Norton, divulgada na última terça-feira, reforça isso: 80% dos brasileiros já foram vítimas de ataques de hackers na Internet.
Foram entrevistadas mais de 12 mil pessoas, todas com mais de 18 anos, em 24 países. Chamou a atenção o fato de o percentual nacional ter ficado bem acima da média mundial, que é de 69%. Ainda de acordo com a pesquisa, no ano passado o prejuízo causado pelos hackers só no Brasil ultrapassou os 63 bilhões de dólares.
"O custo global dos crimes virtuais chega perto daquele com o tráfico de drogas, que atingiu 411 bilhões de dólares no ano passado", compara Adam Palmer, um dos principais consultores da Norton.
Os dados da pesquisa revelam que 68% dos danos são ocasionados por invasão do computador por vírus ou malware; 19% por invasões dos perfis em sites de relacionamentos; e 11% através de mensagens de phishing (e-mails falsos que pedem informações pessoais do usuário).
Grande parte da incidência dos crimes na rede estaria ligada ao baixo uso de antivírus atualizados por parte dos brasileiros.
Os brasileiros precisam usar melhores ferramentas de detecção, veja alguns bons exemplos:

Nenhum comentário: