terça-feira, 6 de setembro de 2011

Backup Online


Segurança: backup em nuvem é confiável?

Conheça três serviços on-line que oferecem, inclusive, a criptografia dos dados.

Tenho recebido muitas dúvidas sobre como fazer backup online. "Com os hackers conseguindo invadir computadores do governo e de grandes empresas, eu também estaria em risco?" Esta é uma preocupação legítima, mas os serviços de backup on-line são tão seguros quanto qualquer outro serviço no mundo cibernético - desde que você tome as devidas precauções.
Verifiquei as políticas de segurança e criptografia de três serviços de backup on-line: Carbonite, IDrive e Mozy. Todos os três criptografam os arquivos no seu PC antes de enviá-los através de uma camada de conexão segura da Internet (SSL). Os arquivos permanecem criptografados até você precisar deles.
Os três serviços usam algoritmos de criptografia efetivamente à prova de bala - Blowfish ou AES. Sem a chave (em outras palavras, a senha), os arquivos são inacessíveis.
Os três dão também a opção de uso da sua própria chave, em vez da chave gerada por deles. nesse caso, como els não têm acesso a essa chave, mesmo que o servidor deles seja invadido, ninguém, além de você, poderá ler seus arquivos sem quebrar sua senha. Mas essa opção mais segura tem os seus custos. Se você perder ou esquecer sua senha, o backup estará inacessível; não haverá maneira de você recuperar a senha os ous dados codificados.
Outras características também podem não estar disponíveis. Por exemplo, é o acesso Anytime Anywhere da Carbonite só funciona com a chave da empresa.
E aqui está outro ponto a considerar: seus arquivos não precisam estar online para serem roubados. Seu computador e sua mídia de backup local tão propensos a roubo quanto o back-up on-line.
É por isso que recomendo sempre o uso do programa open-source TrueCrypt, para proteger seus arquivos sensíveis de olhos curiosos, adicionando proteção tanto em casos de computadores roubados, quanto de serviços de backup "hackeados".


Por Lincoln Spector, PC World/EUA



Nenhum comentário: