segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bubble Ball

Bubble Ball – Garoto de 14 Anos Cria a Nova Sensação dos Games.

O Jogo Bubble Ball é o maior sucesso da App Store da Apple na atualidade, com mais de um milhão de downloads em duas semanas (chegando a registrar 400 mil downloads em um único dia), tirando o consagrado Angry Birds do topo do ranking dos aplicativos mais baixados na loja virtual da Apple.

O que poucos sabem é que esse jogo foi desenvolvido por Robert Nay, um americano de apenas 14 anos que programou tudo (aprendeu sozinho a linguagem de programação conhecida como “Lua” em tutoriais na internet) e contou com a ajuda da mãe apenas no desenvolvimento da parte gráfica, desenhando alguns mapas, e para disponibilizá-lo na App Store. Um detalhe curioso é que enquanto Robert criou o jogo Bubble Ball sozinho no seu quarto, Angry Birds precisou de 17 engenheiros trabalhando na sua criação.

O jogo possui 21 fases em que se devem usar conceitos da física, como noções de gravidade e espaço, para mover os objetos para que a bolinha possa deslizar até o destino final, e obviamente, o desafio vai ficando maior a cada nível. É simples e divertido, e provavelmente por esse motivo se torne tão viciante, pois, apesar da simplicidade, exige criatividade para encontrar soluções e levar a bolinha ao fim de cada nível.

O exemplo de Robert Nay nos mostra que a criatividade não tem limite de idade, nem necessita de estruturas mirabolantes ou grandes verbas. Ele só precisou de uma boa ideia e vontade de colocá-la em prática.

E, para quem acha que o sucesso poderia subir à cabeça, ele rejeita a comparação a Mark Zuckerberg (bilionário criador do Facebook) e não se considera uma celebridade. Prefere fazer planos para desenvolver conteúdo extra pra o Bubble Ball (esse, não mais gratuito) e também para novos jogos.

O dinheiro ganho com os jogos também já está com o destino planejado: faculdade e pós-graduação.
IA



Nenhum comentário: