segunda-feira, 20 de junho de 2011

Supercomputador

Supercomputador mais rápido do mundo tem mesmo poder de 1 milhão de PCs
Ranking dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo foi anunciado hoje em conferência na Alemanha


O supercomputador K, criado pelas empresas japonesas Fujitsu e Riken, é considerado o computador mais rápido do mundo, de acordo com o ranking divulgado hoje durante a Conferência Internacional de Supercomputadores (ICS 2011), realizada em Hamburgo (Alemanha). O ranking considera a velocidade de processamento da máquina.

Divulgação
K tem mesmo poder de processamento de 1 milhão de desktops 
De acordo com os fabricantes, em sua atual configuração, o K é composto de 672 racks equipados por 68.544 unidades de processamento (CPUs). Com isso, é capaz de processar 8,162 petaflops ou 8,2 milhões de cálculos por segundo. Para efeito de comparação, o poder desta máquina equivale ao de 1 milhão de computadores de mesa.
O supercomputador ainda não está pronto. Os dois fabricantes investirão para que ele tenha, no total, 800 hacks para abrigar CPUs. Ele deve ficar pronto até novembro de 2012, quando participará do projeto Infraestrutura Computacional de Alto Desempenho (HPCI, na sigla em inglês), iniciativa liderada pelo governo do Japão. Ele ajudará em pesquisas sobre o clima, metereologia e prevenção de desastres.
Segundo os fabricantes, o conjunto de hardware somente não seria capaz de alcançar o primeiro lugar no ranking dos supercomputadores. O feito se deve à grande interconexão entre todas as CPUs e do software que controla todas elas, de modo a extrair toda a capacidade de processamento do supercomputador. O conjunto completo gasta 9,89 megawatts de energia, equivalente à energia usada para abastecer 10 mil casas.

Nenhum comentário: