domingo, 27 de março de 2011

Super PC - USA

EUA terão novo supercomputador

Titan atingirá 20 petaflops.  NOSSA!!!

Os Estados Unidos logo poderão celebrar a retomada do título do “supercomputador mais rápido do mundo”, que atualmente é da China. Um laboratório norte-americano está planejando apresentar um supercomputador batizado como “Titan” em 2012 e que terá um desempenho maior que o do atual supercomputador mais rápido do mundo, o chinês Tianhe-1A.

O “Titan” está sendo projetado para atingir 20 petaflops, de acordo com informações do PhysOrg. Este número supera em muito o desempenho do chinês Tianhe-1A, que atinge 2,5 petaflops.

Para efeito de comparação, 120 bilhões de pessoas com 120 bilhões de calculadoras demorariam 50 anos para fazer o que o “Titan” faria em um dia.

O “Titan”, que custou cerca de US$ 100 milhões, será usado no cálculo de sistemas de energia complexos para o Departamento de Energia dos Estados Unidos. Quando for concluído pela Cray Computers, ele ficará no Oak Ridge National Laboratory junto com seus irmãos menores.

Os supercomputadores atingem seu alto desempenho graças à interconexão de diversos sistemas de processamento. Isto requer que os sistemas interconectados sejam capazes de transferir os dados processados em alta velocidade. No caso do “Titan”, ele utilizará o sistema de interconexão Gemini XE lançado em 2010.

O “Titan” não reinará sozinho em 2012. Neste mesmo ano, a IBM apresentará seu novo supercomputador capaz de atingir 20 petaflops no Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia. O Sequoia será focado na simulação de explosões nucleares, visando assim eliminar a necessidade de explosões reais.

Países como Japão e China continuam a desenvolver novos supercomputadores cada vez mais rápidos, por isso não há garantias de que o “Titan” ficará com o título de mais rápido do mundo por muito tempo.


Baboo



Um comentário:

Rachel disse...

Seu prox post poderia ser sobre como configurar roteador, criar uma rede wifi sei lá rs Sou analfa digital Tô aqui me digladiando c/ essas informações novas rs Obrigada =)