domingo, 27 de fevereiro de 2011

Criptografando

Proteja seus documentos com criptografia

Software gratuito se integra ao Windows 7


Se você armazena dados importantes em seu computador, proteção nunca é demais - seja através de backups, seja através de criptografia. Que tal criptografar seus arquivos sem gastar nada e ainda por cima com recursos do Windows 7? O gratuito Chiave faz um ótimo trabalho neste sentido, dependendo apenas do .NET Framework 3.5. Vamos conhecê-lo neste tutorial do BABOO.

01. Após executar o Chiave com privilégios administrativos, acesse a opção Goto Options.


02. Na tela de opções, você pode ativar a integração com o menu de contexto do Windows Explorer (Enable Windows Explorer Context Menu), o acesso ao software pelas jumplists (Enable JumpList) e o início do software com o Windows (Add as System Startup Object).


03. Agora você pode acessar as opções do Chiave por sua JumpList. Basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do software na barra de tarefas.


04a. Encryption: Você pode escolher os arquivos que serão criptografados, de forma individual (Add File(s)) ou por pasta (Add Folder(s)). Coloque a senha de proteção dos arquivos (Password e Re-enter) e clique em Start Encryption para iniciar o processo - este botão estará disponível apenas se a senha for digitada de forma igual nos dois campos.


04b. Durante o processo, você pode configurar até o desligamento do PC em Options.


04c. Cada arquivo é criptografado individualmente, como visto na imagem.


05a. Decrypt: O processo para descriptografar arquivos é análogo. Basta escolher arquivos criptografados usando os mesmos botões Add File(s) e Add Folder(s), digitar a senha de criptografia dos mesmos (Password) e clicar em Start Decryption. Mantenha a opção Delete the Encrypted Files marcada para que os arquivos criptografados sejam excluídos ao término do processo.


05b. Cuidado para não escolher arquivos com diferentes senhas, pois isto apenas atrapalhará o processo - obviamente estes arquivos não serão descriptografados.


 Faça o download deste tutorial em PDF

baboo

Nenhum comentário: