quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Grupo dos 8

Conheça os oito vírus mais inusitados de 2010


Escolha dos malwares mais exóticos foi feita pela empresa de segurança online Panda Security, com base em mais de 20 milhões de amostras.

O PandaLabs, laboratório anti-malware da Panda Security, acaba de divulgar o “Anuário do Vírus de 2010”, uma espécie de senso dos malwares que mais chamaram atenção no ano passado. Para compô-lo, o laboratório analisou as mais de 20 milhões de variações dessas armadilhas durante os doze últimos meses e selecionou as mais extravagantes.

1. O Amante Travesso do Mac: Este título foi dado ao programa de controle remoto para sistemas Mac, HellRaiser.A. Esta ameaça necessita da autorização para ser instalada. Após a permissão do usuário, o HellRaiser.A assume o controle remoto do sistema e executa uma série de funções, até mesmo abrir a bandeja de DVD.
   
2. O Bom Samaritano: Enviado com uma mensagem de suporte da Microsoft, alega que um novo path de segurança para Outlook deve ser instalado imediatamente. Assim que o download é completado, o scamware Bredolab.Y começa a enviar mensagens dizendo que o sistema esta infectado e que você precisa comprar uma solução completa de antivírus – que eles oferecem, mas nunca entregam.
 
3. Poliglota do ano: a cada ano, os hackers se aprimoram para buscar suas vítimas em todas as partes do mundo. Com isso, o prêmio de poliglota do ano vai para o MSNWorm. Trata-se de um vírus nada especial, mas que foi distribuído em 18 línguas por meio do Messenger. A mensagem contém um link para a visualização de uma suposta foto.

4. O mais audacioso: Se vírus tivesse trilha Sonora, a do Stuxnet.A. com certeza seria algo parecido com “Missão Impossível". Este código malicioso foi projetado para atingir os sistemas SCADA, usados, por exemplo, em controladores de infra-estrutura crítica. O worm parece ter sido criado para danificar centrífugas do programa nuclear iraniano.

5. O irritante: O Oscarbot.YQ é o vírus mais chato do ano. Uma vez instalado, o programa passa a abrir diversas telas do computador e do navegador. Toda vez que você fecha uma, ele abre outra.
 
6. O worm mais seguro: Sem dúvida, o Clippo.A. Assim que instalado no computador, ele protege todos os arquivos com senha, impedindo o usuário de acessá-los. O mais estranho é que o worm faz isso sem motivo algum, somente para irritar.

7. Tempos de crise: Ramsom.AB. A crise econômica esta afetando diversas economias pelo mundo, e isso também reflete no mundo do cibercrime. Alguns anos atrás qualquer ransomware (programas de bloqueio de computadores que exigem resgate para liberá-los) exigia mais de US$ 300 para o resgate. Agora alguns cobram "somente" US$ 12.

8. O Mais mentiroso: Na categoria de “adware”, mas agindo como qualquer outro antivírus falso, o SecurityEssentials2010 informa ao usuário que o computador esta cheio de vírus e oferece uma solução de antivírus. Isto é exatamente o que faz qualquer tipo de "scareware". No entanto, o design é tão convincente que ficou no top 10 de infecções do ano.
show

Nenhum comentário: