sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

HTML sem versão

HTML não terá mais número de versão

Em uma mensagem publicada nesta semana, Ian Hickson, editor da especificação HTML no WHATWG, anunciou que ela não terá mais um número de versão.

A versão do HTML mantida pelo WHATWG será tratada como “um padrão vivo” que evoluirá constantemente com novas adições, com isso a necessidade por um número de versão para o HTML praticamente perdeu a importância e já não passa de algo supérfluo.

As empresas que desenvolvem os navegadores tendem a implementar novos recursos do HTML sem se importar com o estado do processo de padronização e os desenvolvedores de sites costumam adotar os novos recursos apenas quando implementações maduras o suficiente já são suportadas pelos navegadores mais populares.

Isto costumava a ser um processo bem lento, mas nos últimos anos a situação mudou. Embora o HTML5 ainda não tenha sido finalizado oficialmente, um grande número de seus elementos já está sendo usado por sites e navegadores.

De acordo com Hickson, o nome deveria ter sido alterado já em 2010, mas isso foi adiado porque o nome ‘HTML5’ acabou se popularizando.

Ele concluiu dizendo que como o nome HTML5 está sendo utilizado como algo genérico para definir qualquer coisa ligada com os padrões da Web, chegou a hora de seguir em frente.

O anúncio do WHATWG veio na mesma semana em que o World Wide Web Consortium (W3C) anunciou o lançamento de um logo oficial para o HTML5

Girona - Catalunha

Nenhum comentário: