segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PDF em foco

Formato PDF está na mira de especialistas em segurança

Popularidade do formato faz com que ele seja alvo frequente de hackers. Idéia é criar um formato semelhante, porém mais seguro

Paul Baccus, um analista da Sophos, realizou uma pesquisa entre os participantes da Virus Bulletin 2010, uma convenção que reuniu 600 especialistas de segurança de todo o mundo e que foi realizada este ano em Vancouver, no Canadá. O objetivo da enquete era avaliar qual seria o futuro do Adobe PDF. E aproximadamente 97% dos experts votaram por abolir este formato e substituí-lo por um padrão de arquivo mais seguro.

A pesquisa não tem caráter oficial, mas ela denota o pensamento e os temores que o formato da Adobe tem gerado entre os especialistas. Isso porque, devido a sua presença maciça na Internet, o PDF é alvo de criminosos virtuais há anos, e tem sido usado para golpes cada vez mais sofisticados e de difícil detecção.

Os especialistas estão de tal forma preocupados com o PDF que a Adobe chegou a ser comparada com a Microsoft no que tange aos problemas de segurança gerados por seu programas. Como a fabricante do Windows tem forte presença de mercado com vários de seus produtos, ela teve de criar um sistema de atualizações de segurança mensal, o que tornou os aplicativos mais confiáveis contra hackers. Com isso, eles tiveram de buscar outros softwares para usar seus golpes e acabaram por mirar o PDF, devido a sua grande popularidade.

Nenhum comentário: