terça-feira, 7 de setembro de 2010

Didática da MS

Para Estudantes em Segurança de PC. VALE A PENA RELEMBRAR.

1. Execute a manutenção básica da segurança do computador

Antes de surfar pela Web, execute três etapas principais de manutenção para ajudar a aumentar a segurança do computador. Visite a seção Proteja seu PC e siga os passos online para:


Usar um firewall de Internet.


Atualizar seu computador.


Usar software antivírus atualizado.
Início da páginaInício da página
2. Não abra arquivos de estranhos

Email e mensagens instantâneas são duas maneiras rápidas de se comunicar com amigos, colegas e familiares. Email e mensagens instantâneas também podem espalhar vírus e worms se você não tomar cuidado. Você sabia que a maioria dos vírus são espalhados por pessoas que inadvertidamente abrem arquivos infectados? Não seja enganado! Nunca abra um arquivo anexado a um email ou a uma mensagem instantânea a menos que você reconheça o remetente e esteja esperando o arquivo. Para obter mais informações que podem ajudar a evitar vírus e worms, visite Ajude a evitar vírus. Para obter dicas sobre maior segurança em mensagens instantâneas, leia Dicas de privacidade e segurança de mensagens instantâneas.
Início da páginaInício da página
3. Ajude a combater o spam e golpes online

Enquanto ajuda a evitar vírus e worms, você também pode aprender como ajudar a combater o spam e os golpes online. Para saber como você pode gastar mais tempo com as tarefas escolares e com diversão, e menos tempo excluindo spam, leia Como evitar que o spam chegue até você e 5 coisas que você não deve e 3 que você deve fazer ao lidar com spam.

Phishing é outra ameaça à sua privacidade que pode levar ao roubo do número de seus cartões de crédito, senhas, informações de contas ou outros dados pessoais. Para aprender como ajudar a proteger suas informações pessoais contra o roubo de identidade, leia Golpes de phishing: 5 maneiras de proteger sua identidade.
Início da páginaInício da página
4. Aprenda como se proteger contra spyware

O seu navegador da Web foi invadido por anúncios em forma de pop-ups? Há barras de ferramentas em seu computador que você não baixou? Você pode ser uma vítima de spyware. Spyware é o software que coleta informações pessoais de você sem que você saiba ou sem pedir permissão para isso. Você pode obter spyware ao baixar: programas de compartilhamento de arquivos ou de música, jogos gratuitos de sites não confiáveis ou outros programas de sites suspeitos. Para conhecer alguns dos sinais de que você tem spyware, ajudar a evitar a infecção de seu computador por spyware ou removê-lo caso a infecção já tenha ocorrido, leia O que é spyware?
Início da páginaInício da página
5. Tome precauções ao usar conexão sem fio

Muitas escolas e campi de faculdades contam agora com redes sem fio. Isso significa que você pode surfar pela Web na biblioteca, na cantina ou na sala de aula. Você pode já ter usado redes sem fio em casa, em aeroportos, cafés ou mesmo em parques públicos. Essas redes são convenientes, mas implicam em um risco à sua segurança. Se você configurou sua própria rede sem fio em casa ou na residência estudantil, leia Proteja sua rede doméstica (em inglês) e preste atenção à seção sobre segurança de redes sem fio. Leia também Use redes públicas sem fio com maior segurança para obter mais três dicas sobre segurança WiFi.
Início da páginaInício da página
6. Proteja seu computador por senha – e bloqueie-o

As senhas são a primeira linha de defesa para ajudar a proteger seu computador contra criminosos, pregadores de peças ou um colega descuidado. Se você não usa uma senha para efetuar logon no computador, qualquer pessoa pode acessar seu computador e desbloqueá-lo. Use agora as nossas dicas para criar melhores senhas e lembre-se de bloquear seu computador quando não o estiver usando. (Para "bloquear" seu computador Windows, mantenha pressionadas a tecla com o logotipo do Windows + a tecla L. Siga as instruções na tela para desbloquear seu computador quando estiver pronto para usá-lo novamente.)
Início da páginaInício da página
7. Faça um backup do seu trabalho (e das coisas divertidas também)

A idéia de estudantes perdendo seus trabalhos finais porque esqueceram de fazer backup do seu trabalho já está virando um lugar comum. Ainda assim, muitos de nós não têm tempo de fazer backup. Se você usa o Windows XP, pode deixar que o utilitário de Backup faça isso por você. Para saber como, leia Backup fácil no Windows XP (em inglês).

Para saber mais sobre como escolher os arquivos dos quais fazer backup e como localizar um locar para armazená-los, leia Noções básicas sobre backup: introdução.

Microsoft

Nenhum comentário: