quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Pasta com senha

É novo e da microsoft.

"Mantenha seus arquivos longe de bisbilhoteiros em uma pasta particular e protegida por senha.

Com a crescente evolução da tecnologia em nosso cotidiano, para usuários de internet e redes uma das maiores preocupações está relacionada a segurança e proteção de dados armazenados dentro de arquivos e documentos contidos em um computador. Esse rápido crescimento e popularização da rede trouxe consigo infinitas possibilidades que facilitam nossa vida.

Hoje não precisamos mais nos deslocar para efetuar diversos serviços, pois eles estão ao alcance de um clique. Porém, por outro lado, a mudança veio acompanhada pela crescente preocupação com privacidade de dados. Assim como as redes facilitam em muito com o fato de programas e documentos poderem ser compartilhados por vários usuários, essa mesma facilidade pode tornar-se um aspecto negativo, visto que se não controlado de forma correta um documento pode cair nas mãos de alguém que não deveria visualizá-lo.

O Microsoft Private Folder é uma ferramenta que o ajuda a criar uma pasta protegida por senha e criptografia, para garantir que apenas você tenha acesso ao conteúdo dela. Esta pasta é criada na Área de Trabalho do sistema.

Interface do programa e como ele funciona

O programa não tem uma interface propriamente dita. Após a instalação e durante sua primeira utilização, ele apresenta um assistente de configuração para guiar você na criação da pasta protegida. Basicamente o processo possui apenas uma etapa, que é a criação da senha de segurança. À medida que você digita a senha no campo apropriado, logo abaixo o programa exibe a “força” dela, conforme os critérios de avaliação deste aplicativo.

Definindo a senha

Após inserir e confirmar a senha desejada confirme para avançar para a próxima etapa. Em seguida, é exibida uma mensagem confirmando o sucesso da operação. A partir deste momento, você observa que o ícone que utilizou na execução do programa está modificado e com o desenho de um cadeado.

Para acessar sua pasta protegida, basta dar um duplo clique no ícone da Área de Trabalho e inserir a senha previamente cadastrada. Quando a pasta for aberta, note que o ícone é modificado (seu cadeado aparece aberto) e é exibida uma mensagem na bandeja do sistema informando que a pasta encontra-se desbloqueada.

Acessando a pasta mediante senha criada

A partir deste momento, um ícone é exibido na bandeja do sistema com algumas opções em seu menu de contexto. Para guardar arquivos já existentes, basta copiá-los para a pasta. Se você quiser armazenar um arquivo que está sendo criado agora, basta salvá-lo normalmente na pasta protegida (é pedida sua senha para esta operação).

Note que, após aberta, a pasta permanece “desbloqueada” por um tempo, que pode ser configurado pelo usuário (por padrão, ele está estabelecido como cinco minutos). Para fechá-la novamente manualmente, clique com o botão direito do mouse no ícone do programa na bandeja do sistema e selecione a opção “Lock My Private Folder” (Bloquear minha pasta privada).

Em detalhe: pasta bloqueada e aberta

Nas opções de menu de contexto ativadas a partir do ícone do programa, você configura a quantidade de tempo inativo do programa antes que a pasta seja novamente fechada, troca a senha, importa e exporta recursos de criptografia ou remove a pasta protegida criada.

Observação para o download

Ao clicar em “clique para baixar” você é redirecionado para uma nova página e é necessário clicar em “Click here to start download” (Clique aqui para iniciar o download) para que seu download seja iniciado. Em seguida basta armazená-lo e executar o arquivo para a instalação.

fonte: Baixaki

Nenhum comentário: