quinta-feira, 6 de agosto de 2009

twitter atacado

Sob ataque, Twitter sai do ar
Site é vítima de um "DDoS", um ataque distribuído de negação de serviço

O popular serviço de rede social Twitter saiu do ar na manhã desta quinta-feira. Em uma curta mensagem no blog oficial, os responsáveis confirmam que a parada é resultado de um ataque DDoS (Distribuited Denial of Service - Negação de Serviço Distribuída), ou seja, é um ato deliberado de um indivíduo, ou grupo de indivíduos, interessados em interromper seu funcionamento.

Em um ataque DDoS, computadores são programados para inundar o site vítima com milhões de pedidos de acesso simultâneos. Sobrecarregados, os servidores deixam de responder e a vítima efetivamente "sai do ar", incomunicável. Por sua natureza distribuída, os atacantes podem ser computadores espalhados por várias partes do mundo, o que torna difícil determinar a origem do ataque e elaborar uma defesa eficiente.

A parada foi sentida por usuários nos EUA, Brasil, Rússia, Dinamarca, Chile, Reino Unido, Hong Kong, França e Holanda, segundo o blog Epicenter, da Wired. Por volta do 12:00 (hora local de Brasília) o site Twitter Status informa que o Twitter está "de volta ao ar", embora a equipe continue a defender e se recuperar do ataque.

Entretanto, mais de uma hora depois, o serviço continuava extremamente instável: alguns internautas relatavam conseguir acessar o site e postar mensagens, embora muito lentamente, enquanto para outros ele continuava inacessível.

Em mensagem no site Twitter Status, a equipe do Twitter confirma a instabilidade: "à medida em que nos recuperamos do ataque, os usuários podem notar demora no carregamento das páginas e lentidão no serviço, incluindo erros em clientes que usam nossa API. Estamos trabalhando para voltar aos 100% o mais rápido possível".

Ainda não há informações sobre a natureza do ataque que derrubou o Twitter, como sua origem ou tamanho.

IG


Nenhum comentário: