sábado, 20 de junho de 2009

WILKIPEDIA EM VIDEOS

A boa Wikipedia está se atualizando...

"Wikipedia prepara recurso para adicionar vídeos aos verbetes

Usuários poderão incluir clips de vídeo e editá-los da mesma forma que acontece atualmente com os artigos da enciclopédia online.

A Fundação Wikmedia está próxima de lançar um recurso que permitirá aos usuários encontrar, editar e publicar vídeos na enciclopédia online Wikipedia.

Dentro dos próximos três meses, uma pessoa que editar qualquer artigo da Wikipedia encontrará um novo botão chamado “Add Media”. Ao clicar nele, será possível fazer o upload de vídeos e posicioná-lo em qualquer lugar do texto.

Segundo o site Technology Review, a fundação, que criou e mantém o site, planeja ainda oferecer aos usuários uma forma de buscar em toda a web vídeos que possam ser importados - ou seja, que não sejam protegidos por direitos autorais.

O grupo também fornecerá ferramentas para editar e reorganizar os clips no site da Wikipedia, da mesma forma com que acontece hoje com os textos.

O serviço usado para armazenar os vídeos inicialmente será o Internet Archive, que possui quase 200 mil clipes, como documentários e entrevistas.

Outra fonte será o Wikimedia Commons, um banco de dados com mais de quatro milhões de arquivos de mídia da própria fundação criadora da Wikipedia. A terceira fonte será a Metavid, um serviço que hospeda discursos e audiências de congressistas e demais políticos.

Nenhum comentário: