domingo, 21 de junho de 2009

Morro Antivirus prestes a ser lançado

Uma estratégia da microsoft para combater as outras grandes do setor.

No dia 30 de junho próximo, conforme já noticiado, as vendas do Windows Live OneCare terminarão. O serviço de antivírus baseado em assinatura da Microsoft sairá de campo, abrindo espaço para a vindoura solução gratuita, conhecida atualmente pelo codinome Morro, uma homenagem ao Morro de São Paulo, no Brasil.

Com a proximidade da data, informações e especulações começam a pipocar por todo canto. A Reuters informou que testes internos, com funcionários da Microsoft, já estão em andamento, e que em breve a versão beta/trial estará disponível publicamente. Há a suspeita, inclusive, de que alguns bloggers e jornalistas, como Paul Thurrott, já estão testando o programa, sob contrato de NDA.

Grátis, vinda da própria Microsoft… A concorrência já surtou. A Symantec, ainda na nota da Reuters, diz que a solução da Microsoft é básica, e não oferece tudo que é necessário para se proteger de ameaças digitais. Já a McAfee confia em seu taco, e diz que seus produtos são capazes de competir com quaisquer outros que entrem nesse mercado. A Trend Micro, terceira no mercado de segurança, não comentou o caso.

O mais curioso (e animador) é que na última bateria de testes retrospectivo/proativo da AV-Comparatives, de maio de 2009, o Live OneCare 2.5 foi, se não o melhor, um dos melhores. Ao lado do Kaspersky e NOD32, foi o único que ganhou classificação Advanced+, e o que apresentou o menor índice de falsos-positivos (menos de 2). No índice de detecção de novas ameaças, empatou com o G Data Antivirus na segunda posição (60%), ficando atrás apenas do Avira AntiVir (69%). Confira o teste completo, em inglês e no formato *.pdf, aqui.

No passado a Microsoft balançou o mercado dos antispywares, com a aquisição do GIANT AntiSpyware, que após algumas transformações, virou o que hoje conhecemos como Windows Defender. A intenção da empresa, segundo Mary Jo Foley, é atingir aquele perfil de usuário que não tem dinheiro para soluções pagas de antivírus, ou não se interessa/desconhece a importância deles. Isso explica, aliás, a mudança de um programa pago para um totalmente gratuito.

Não se surpreenda se o Morro aparecer nos próximos dias.

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