quarta-feira, 24 de junho de 2009

Kaspersky faz patente de nova tecnologia

Ferramenta da empresa monitora ações de aplicativos sujeitas a riscos e bloqueia as atividades de malwares desconhecidos

A Kaspersky Lab, empresa da área de segurança, registrou numa nova patente nos Estados Unidos (número 7 530 106) de uma tecnologia de análise heurística. A tecnologia estabelece regras para analisar e classificar processos do ponto de vista da segurança.

As regras são adaptáveis e são utilizadas para monitorar qualquer tipo de ação executada por códigos maliciosos, como conexão à internet, modificação de registros e acesso a arquivos de sistemas.

Cada uma das ações analisadas é acumulada em um banco de dados para que sejam analisadas posteriormente, servindo para definir riscos associados a um aplicativo. Assim, cada aplicativo ganha uma classificação de risco e pode ter seus recursos bloqueados, impedindo atividade hostil de um programa malicioso, ainda que o malware ainda não seja conhecido e registrado pelos antivírus.

Segundo a empresa, a patente fará com que a tecnologia HIPS (Sistema de Prevenção de Intrusão baseado em Host), da Kaspersky, torne-se mais fácil de ser operada por especialistas e também por usuários comuns.

Nenhum comentário: