quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Um Ótimo Anti-Rootikit

O Panda Anti-Rootkit é uma ferramenta leve e funcional para detectar e remover rootkits, uma nova espécie de vírus com um sistema muito avançado de programação.

O programa é simples e prático. Sua funcionalidade é resumida em rastrear o sistema na busca de rootkits — verificando principalmente os processos ocultos — e apagar eventuais ocorrências. Ao final, é exibido um relatório com os resultados do escaneamento. Ao contrário de alguns softwares do gênero que apenas revelam os rootkits, o Panda Anti-Rootkit, além de removê-los, também apaga as entradas do registro, processos e arquivos relacionados a eles.

O que são rootkits exatamente?

Os rootkits são uma das formas mais traiçoeiras de vírus encontradas atualmente. Sua principal característica é se camuflar no sistema, de modo que não seja detectado por programas antívirus. Possuem programação avançada e geralmente são utilizados por hackers para a invasão de sistemas, sem que sejam percebidos. Infelizmente, ainda não existem programas preventivos para tal problema, mas há cuidados que o usuário pode tomar para evitá-lo.

Prevenindo-se:

  • Utilize contas de usuários limitadas no Windows, as quais restringem o uso de alguns recursos do sistema que o rootkits utilizam para se instalar.


  • Seja cauteloso ao baixar arquivos em redes P2P (peer-to-peer), local onde eles geralmente são distribuídos.


  • Mantenha seu sistema atualizado. Sempre que disponível, instale as atualizações do Windows, pois elas vêm com correções para falhas de segurança que, se não corrigidas, podem ser usadas para a introdução do rootkit no sistema.


  • Não utilize programas do tipo cracks, pois além de ilegais, são os principais hospedeiros destas pragas. Além disso, sites que hospedam programas assim, comumente possuem códigos maliciosos que prejudicam seu computador ao serem acessados.


  • Infelizmente, ainda não há programas que previnam este mal, porém se o seu computador estiver se comportando de forma irregular sem motivo, mesmo após a utilização de antívirus e limpadores de registro, não perca tempo em escaneá-lo com o Panda Anti-Rootkit, pois o quanto antes detectado, melhor!
    Baixaki
    http://www.baixaki.ig.com.br/download/panda-anti-rootkit.htm

    Nenhum comentário: