sábado, 13 de dezembro de 2008

Tutorial Avast - Parte III

Parte 3: Configurações

Apesar da configuração padrão do Avast já ser suficiente para o uso, você pode ajustá-lo para as suas necessidades. Para configurá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone próximo ao relógio e selecione as Configurações do programa:




Nos itens Gerais você poderá ativar ou desativar a verificação da memória na inicialização, ativar ou desativar a detecção de disquetes, CDs e outras mídias removíveis no drive ao desligar, habilitar ou desabilitar skins (se essas foram instaladas) e definir opções em relação à Extensão do Explorer (opções apresentadas após clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone de algum arquivo).

Em Aparência você pode ativar ou desativar efeitos de transparência que melhoram a aparência da interface do antivírus, exclusivamente no Windows 2000 ou XP.




Em Quarentena você pode definir o tamanho máximo destinado para manter os arquivos que estão em quarentena.




Em Confirmações você pode definir em quais eventos uma janela de confirmação deve aparecer. Recomenda-se manter todos marcados.




Em Idioma você pode alterar o idioma do antivirus ou baixar idiomas adicionais da Internet.




Em Sons, altere ou desative os sons do Avast.




Em Arquivos de log você poderá definir o tamanho o log e as informações que deverão ser incluídas nele.




Em Exclusões você poderá definir quais pastas ou arquivos não serão verificados pelo antivírus. Útil para acelerar a execução de arquivos em pastas confiáveis. Use essa opção com cuidado.




Em Atualização (Básica) você deve escolher de que forma, as atualizações do banco de dados e do software antivírus, serão executadas.




Em Atualização (Conexão) selecione seu tipo de conexão à Internet: Dial-Up (Discada/Banda-larga com autenticação) ou Permanente (Por rede/Banda-larga sem autenticação).




Em Alertas você poderá configurar o envio de alertas remotos.




Em Relatório você pode escolher se deseja criar um arquivo de log das verificações de vírus e que informações colocar nele.




E em SMTP você poderá configurar o antivírus para que envie e-mails para você usando o seu cliente de e-mail.




Conclusão

O Avast!Antivirus mostrou-se um excelente antivírus. Por exigir poucos recursos do computador, é ideal para praticamente todos os computadores que se conectam à Internet. Uma interface com linguagem simples, ajuda usuários iniciantes na parte de configuração. É um antivírus muito eficiente, capaz de detectar as ameaças mais recentes - que, diga-se de passagem, é a obrigação de qualquer antivirus - por ser atualizado diariamente. Portanto se você quer proteção sem gastar nada por isso, o Avast é uma ótima opção!

Nenhum comentário: