terça-feira, 18 de novembro de 2008

Antivirus barram apenas 50% das pragas atuais

É o que afirma um levantamento feito pela empresa de segurança Cyveillance; Brasil está entre os países que mais hospedam programas nocivos

pc_triste150Um levantamento preocupante foi divulgado pela empresa de segurança Cyveillance. Segundo testes realizados no primeiro semestre do ano com cinco dos principais programas antivírus, em média, esses softwares de proteção só conseguem barrar 50% das pragas virtuais que são distribuídas pela internet (alguns não chegaram nem a esse índice). Ou seja, mesmo com um programa de proteção atualizado em sua máquina, a possibilidade de infecção ainda é grande.

Para complicar ainda mais a vida de nós, pobres internautas, no primeiro semestre do ano o número de golpes online mais que dobrou no período, segundo a Cyveillance, devido a facilidade de criação e disseminação de ferramentas de ataque.

O estudo mostra que 367 novas marcas foram utilizadas como isca para golpes virtuais nos seis primeiros meses do ano, sendo que 95% dos ataques de phishing tiveram como alvo instituições financeiras.

Para realizar o levantamento, a companhia utilizou os dados coletados em mais de 150 milhões de sites espalhados pelo mundo, além de verificar bilhões de e-mails de spam, entre outras fontes.

O Brasil aparece entre os 10 países/regiões que mais hospedam programas nocivos, com 2% do volume. Confira abaixo o ranking:

China 24%
Estado Unidos 20%
Coréia 5%
Reino Unido 4%
Alemanha 4%
Rússia 4%
Canadá 2%
França 2%
Brasil 2%
Itália - 1%
Outros - 32%

fonte:PCWORLD
Portanto, não tenha somente antivirus no seu PC, sabemos que tem que ter um, mas complemente-o com outros programas distintos, como uns dois antispywares e um baita firewall.

Nenhum comentário: