quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Trend afirma não valer apena comprar av

Trend Micro: Não comprem softwares antivírus!
02/10/2008 10:39

Um gerente de produto de segurança da Trend Micro recomendou que as pessoas não comprem softwares antivírus, incluindo seu próprio. E existe uma boa razão para isso.

David Peterson, da Trend Micro, disse que apenas uma pequena parte das 10 principais ameaças de segurança hoje em dia são vírus, com downloaders, trojans, keyloggers e phishing scams preenchendo o resto da lista.

Por isso ele acredita que software antivírus "standalone" devem ser utilizados apenas por usuários que não usam a Internet com frequência, como usuários com conexão discada ou aqueles que querem proteção contra ameaças vindas de flash drives USB.

"Existe um nicho para eles, mas também existem pessoas fora deste nicho que estão comprando", disse ele. Peterson afirmou que os antivírus standalone estão aí porque o mercado os quer. "Eu gostaria que isto não acontecesse. Eu não recomendo a compra de produtos anivírus", disse Peterson se referindo à Trend Micro e produtos concorrentes.

O mais importante é a proteção completa. "É melhor você adquirir uma das suítes de segurança para a Internet", disse ele. Peterson tem quem o suporte. "A Trend está correta", disse Neil MacDonald, vice presidente e Gartner Fellow.


Trend Micro Internet Security Pro 2009

"Softwares antivírus standalone não são mais suficientes para proteger os usuários; entretanto, isto não significa que os mecanismos baseados em assinaturas não ofereçam valor algum. Eles apenas não oferecem o valor que costumavam oferecer e as empresas ainda não ajustaram seus preços para refletir a efetividade reduzida dos antivírus", disse ele.

"O software de segurança ideal é uma plataforma que oferece uma variedade de proteções - firewalls, antivírus, antispyware, controle de aplicações, controle de dispositivos, monitoramento de comportamento e assim por diante", disse MacDonald.

"Isto permite que as organizações escolham os estilos de proteção apropriados para seu ambiente - que pode incluir uma diferente combinação de desktops, laptops e servidores". Mesmo entre os servidores, isto pode variar dependendo da função."O antivírus é apenas um componente da plataforma de segurança".

Nenhum comentário: